Página Inicial > Registro.br > Registre seu domínio COM.BR com CPF

Registre seu domínio COM.BR com CPF

16, abril, 2008

A partir de 01/05/2008 os clientes Rede2 poderão registrar domínios .COM.BR tanto com CNPJ quanto com CPF.

O Comitê Gestor da Internet (CGI.BR) finalmente decidiu liberar o registro de endereços de internet com extensão “.com.br” para pessoa física. A partir do dia 1º de maio, qualquer cidadão que quiser registrar um endereço .com.br poderá fazê-lo, apresentando seu número de CPF. Não é preciso ter atividade comercial.

Desde o início das operações da internet no país, o registro “.com.br” estava restrito a empresas com CNPJ, ou seja, milhares de profissionais liberais, por exemplo, estavam privados de ter um endereço na rede com essa extensão, simplesmente por não terem uma empresa formalizada. “Agora isso acabou”, diz Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.BR), braço executivo do CGI. “Vimos que havia uma demanda muito grande, e decidimos abrir o acesso.”

Neves confessa não saber exatamente qual o motivo que levou o país a restringir por tanto tempo a extensão às empresas. O domínio americano “.com”, por exemplo, sempre foi liberado para qualquer cidadão, de qualquer país. Muitas pessoas no Brasil, aliás, recorreram à extensão dos Estados Unidos para registrar um site na rede. Esse movimento fica claro nos relatórios da americana VeriSign, que detém os direitos exclusivos de venda dos endereços “.com” e “.net” no mundo. Os números mostram que o registro desses domínios no Brasil cresceu 73% em 2006 e 71% no ano passado, o triplo da média de crescimento mundial, que foi de 24% em 2007.

“Sempre houve a preocupação de manter a semântica dos nomes com os negócios, mas agora atenderemos uma demanda muito forte que tivemos”, comenta Neves.

O Brasil tem hoje 1,2 milhão de endereços .com.br ativos. A extensão, segundo o NIC.BR, representa 92% de todos os domínios registrados no país. É muito, se considerado que o CGI oferece nada menos que 64 tipos de extensões, entre elas endereço como “.odo.br”, para dentistas; ou ainda “.eng.br”, voltada a engenheiros.

Hoje o registro de um domínio custa R$ 30 e tem validade de um ano. A taxa de renovação dos endereços no país é de 86%. No ano passado, diz Neves, o volume de registros “.com.br” cresceu 20,5%. Para este ano, o NIC.BR prefere não fazer projeções. No ano passado, a entidade civil sem fins lucrativos faturou R$ 32 milhões com a venda de domínios.

Autor: André Borges

Categories: Registro.br Tags:
Os comentários estão fechados.